sábado, 23 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO DA HUMANIDADE



Iniciando hoje o programa “Quinzena dos Rios”, aqui em nosso município, como professora não posso deixar de fazer uma análise da importância da água, principalmente dos rios, para o desenvolvimento da humanidade. Não esqueçam que todas as formas de vida começaram na água!

“A presença ou ausência de água escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e dá vida às espécies, determina o futuro de gerações. Nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida sem a água. Desde a sua origem, os elementos hidrogênio e oxigênio se combinaram para dar origem ao elemento-chave da existência da vida”. (Educação para a água. Denise de La Corte Bacci e Ermelinda Moutinho Pataca)

Não foi à toa que o nome dado ao local onde se fixaram as primeiras grandes civilizações foi Crescente Fértil. Porque essa região, que vai dos vales dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) até o vale do rio Nilo (Egito) lembra o formato de uma lua na fase crescente e é fértil exatamente por causa dos rios. Se não fosse por eles, essa região seria um grande deserto. Os povos primitivos utilizavam métodos simples para recolher as águas das chuvas, dos rios e dos lagos. Disso dependia sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

Entretanto, infelizmente, com o desenvolvimento dessas mesmas civilizações e da humanidade como um todo, a poluição dos rios e do meio ambiente, no geral, também cresceu muito. A situação se agravou com o início do desenvolvimento industrial, em meados do século XVIII, quando as fábricas de tecidos levaram os artesãos em massa para os grandes centros urbanos. As áreas industriais cresciam rapidamente e os serviços de saneamento básico, como suprimento de água e limpeza de ruas, não acompanhavam essa expansão. Em consequência, o período foi marcado pela volta de graves epidemias, sobretudo do cólera e da febre tifóide, transmitidos pela água contaminada, que fizeram milhares de vítimas.

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a implantar redes de coleta para escoamento das águas das chuvas. Porém esse sistema foi instalado somente no Rio de Janeiro e atendia a área da cidade onde estava instalada a aristocracia.

No século XX, a população mundial triplicou, o que significa mais fábricas, mais desperdício, mais irrigação nas lavouras, etc. O consumo de água aumentou cerca de seis vezes e mais de um bilhão de pessoas atualmente vivem sem acesso a fontes de água de qualidade, de acordo com dados da ONU. Segundo a mesma fonte, cerca de dois bilhões e meio de pessoas vivem sem saneamento básico.

Por isso, nossa sobrevivência no século XXI e nos próximos que virão depende do que aprendemos com os erros cometidos pela humanidade ao longo da História. Precisamos nos conscientizar para não repeti-los, pois o futuro de nosso planeta e a nossa existência dependem disso.



Professora Betania Piccinini

Núcleo Nejap

Nenhum comentário: